LucianaFranklin

“A palavra é metade de quem a pronuncia, metade de quem a escuta” Michel de Montaigne

Textos


 

     O conselho de Foucault para uma vida não fascista, é para não nos apaixonarmos pelo poder, "não se apaixonem pelo poder é a mesma coisa que dizer 'não sejam militantes tristes', é a mesma coisa que dizer 'não procurem uma unificação'. É o conselho mais direto porque realiza uma passagem definitiva do poder para a potência. Não se apaixonar pelo poder é tomar distância de todo desejo de soberania, toda disciplina, autoridade, fama".

     "Estamos submetidos ao poder, é como a servidão, da qual todos, em maior ou menor grau, fazem parte. Os mais ricos e os mais pobres (em diferentes graus). Mas é possível um pensamento e uma prática que não estejam baseados na dominação do outro? Uma arte de viver que não domine nem seja tão dominada assim? Achamos que sim, mas para isso é necessário uma transição entre poder e potência. Porque até agora todas as nossas relações se basearam em parasitismo e predatismo".

 

M. Foucault in O Anti-Édipo, Deleuze & Guattari, Editora 34.

https://razaoinadequada.com/2018/10/01/foucault-nao-se-apaixonem-pelo-poder/

LucianaFranklin
Enviado por LucianaFranklin em 04/10/2023
Alterado em 04/10/2023
Copyright © 2023. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.

Site do Escritor criado por Recanto das Letras