LucianaFranKlin

É a mim mesmo que pinto. Michel de Montaigne

Textos


Será engolido pelo sol

O significado que damos para a vida pode ser uma ilusão para tornar o mistério da existência um pouco mais suportável! A vida não tem significado próprio, e pode ser motivo de desespero!

Universo sem sentido como oportunidade para libertarmos das algemas da esperança.

O que vai além da nossa compreensão é difícil de ser investigado. A vida é um absurdo sem sentido.

E as formas e significados que damos a ela, nada mais são que construção da mente humana.

Não existem valores universais, não existe um plano divino.

Tudo acontece aleatoriamente.

Há necessidade de criar ordem e clareza para dar sentido a vida, enquanto fazemos parte de um universo irracional e indiferente. Quando acreditamos ter encontrado o caminho, ele desliza pelos nossos dedos como água.

Tendemos a buscar o que é útil estando conscientes disso. Sabemos com a nossa consciência, porque isso se apresenta o tempo inteiro em nós. Não paramos de desejar e buscar coisas, mas ao mesmo tempo ignoramos o que faz a gente desejar. Ignora-se porque se deseja, mas se deseja (fonte dos nossos preconceitos).

 

Disso se segue, que por estamos inconscientes do porquê das nossas decisões e seu apetites, nos creemos livres, mas nem em sonho pensamos nas causas que os dispõem de ter essas vontades e esses apetites porque as ignora, e nem tem consciência que ignora o que o determina, porque não importa, porque no fundo, o que importa, é conseguir o que deseja.

 

Chegando no que “acha” que tem que conseguir, tendo a ideia do que eu preciso conseguir, dane-se a causa, dane-se o que me faz desejar, só sabe que quer aquilo. A razão daquilo se coloca no lugar da causa. Mas a razão daquilo era só um efeito, e se põe aquilo na origem ou na causa, numa inversão. É claro que então se vai acreditar no livre arbítrio!

 

Bando de primatas que ainda arrastam as fêmeas para dentro da caverna, nossas vidas serão esquecidas e nosso planeta será engolido pelo Sol.

 

https://www.scielo.br/j/psoc/a/J3HFNPq7y5XnPxdRpkzxn9s/?lang=pt#:~:text=O%20estatuto%20da%20liberdade%20em,da%20causa%20de%20seus%20afetos.

A LIBERDADE EM ESPINOSA COMO BASE ONTOEPISTEMOLÓGICA NO ENFRENTAMENTO DO SOFRIMENTO ÉTICO-POLÍTICO

LA LIBERTAD EN ESPINOSA COMO BASE ONTOEPISTEMOLÓGICA EN EL ENFRENTAMIENTO DEL SUFRIMIENTO ÉTICO-POLÍTICO

 

 

LucianaFranKlin
Enviado por LucianaFranKlin em 15/01/2024
Alterado em 15/01/2024
Copyright © 2024. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.


Comentários

Site do Escritor criado por Recanto das Letras