Toda a minha originalidade será esmagadaAlfred Russel Wallace escreveu um ensaio no qual praticamente definia as bases da teoria da evolução e enviou-o a Charles Darwin, com quem mantinha correspondência, pedindo ao colega uma avaliação do mérito de sua teoria.
Darwin, ao se dar conta de que o manuscrito de Wallace apresentava uma teoria praticamente idêntica à sua - aquela em que vinha trabalhando, com grande sigilo, ao longo de vinte anos - escreveu: "Toda a minha originalidade será esmagada".
Para evitar que isso acontecesse, Lyell e o botânico Joseph Dalton Hooker - também amigo de Darwin e com grande influência no meio científico - propuseram que os trabalhos fossem apresentados simultaneamente à Linnean Society of London, o mais importante centro de estudos de história natural da Grã-Bretanha, o que aconteceu em 1 de julho de 1858. Em seguida, Darwin decidiu terminar e expor rapidamente sua teoria: A Origem das Espécies, que foi publicada no ano seguinte.
Assim, Charles Darwin pode não ter sido o autor da Teoria da Evolução. Nas últimas décadas, estudos realizados por pesquisadores acusavam que o naturalista teria guardado durante 15 dias o trabalho do seu colega Alfred Russel Wallace, impedindo-o de revisar o manuscrito e dando tempo à Darwin de anunciar a sua descoberta.
Contudo, pesquisas recentes realizadas pelo historiador John van Wyhe podem inocentar Darwin, apontando evidências de que independente da correspondência entre ambos, Charles pode mesmo ser considerado o pai da Teoria da Evolução.
LucianaFranKlin
Enviado por LucianaFranKlin em 11/09/2024
Alterado em 11/09/2024 Copyright © 2024. Todos os direitos reservados. Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor. |