![]() Resultado de uma relação pré-matrimonial que morreu em 09 de outubroRevolucionário, guerrilheiro, comandante militar, chefe de Estado, Ministro da Industria, médico, escritor, fotografo, dentre tantas outras funções que ocupava, foi a síntese de um homem de pensamento e ação que transcendia e influía a história. Nasceu em junho de 1928, mas sua mãe confiou a um amigo que ele nasceu em maio de 28. O engano foi feito para evitar o escândalo de já estar grávida de três meses antes do casamento. Durante a gravidez dele foram intencionalmente para outra cidade para evitar que descobrissem a verdadeira data do parto. Ele foi por vezes apresentado durante a sua vida como sietemesino, era considerado "o resultado de uma relação pré-matrimonial".
Foi o mais velho de cinco filhos de uma família de classe média de ascendência espanhola (incluindo basca e cantábrica) e irlandesa, um bisavô paterno, chegou a ser considerado o homem mais rico.
Se alguma ideologia clara começou a aparecer, nos últimos anos de sua adolescência, foi sua posição anti-imperialista e, em particular, absolutamente contrária ao imperialismo estadunidense, uma ideologia com raízes profundas na cultura político-social de onde ele estava.
Um evento importante ocorreu em novembro de 1943, quando estudantes foram presos pela polícia durante uma manifestação estudantil contra o governo, ele ia à prisão visitá-los diariamente. Contrariando todas as expectativas, quando se organizou uma grande passeata para exigir a liberdade deles, não apenas se recusou a participar, mas disse que "a marcha era um gesto inútil" e que ele só iria se eles lhe "dessem um revólver".
Aprendeu xadrez com seu pai e começou a participar de torneios locais aos 12 anos de idade. Durante a adolescência, ele era apaixonado por poesia, especialmente a de Pablo Neruda, John Keats, Antonio Machado, Federico Garcia Lorca, Gabriela Mistral, César Vallejo e Walt Whitman. Com mais de 3 mil livros em sua casa, tornou-se um leitor entusiasta e eclético, interessado em Karl Marx, William Faulkner, André Gide, Emilio Salgari e Júlio Verne. Ele admirava as obras de Jawaharlal Nehru, Franz Kafka, Albert Camus, Vladimir Lenin e Jean-Paul Sartre; bem como Anatole France, Friedrich Engels, H. G. Wells e Robert Frost.
Postulou que a experiência da Revolução demostrava que "nem sempre se deve esperar que sejam dadas todas as condições para a revolução", pois um pequeno foco que iniciasse ações típicas da guerra de guerrilhas poderia conseguir, com relativa rapidez, fazer com que a revolução se expandisse, provocando o levantamento das massas e, afinal, a derrocada do regime. Considerava válida esta abordagem principalmente para os países atrasados, e defendia que os "focos" deveriam tomar como base social os grupos que se dedicam a atividades agrícolas, o foquismo, teoria revolucionária adotada para criar focos de revolução no mundo, como forma de enfraquecer o imperialismo.
No dia 9 de outubro de 1967, aos 39 anos, foi assassinado numa escola da região montanhosa, um dia depois de ser capturado por soldados do Exército num desfiladeiro.
LucianaFranklin
Enviado por LucianaFranklin em 09/10/2024
Alterado em 09/10/2024 Copyright © 2024. Todos os direitos reservados. Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor. |