LucianaFranklin

“A palavra é metade de quem a pronuncia, metade de quem a escuta” Michel de Montaigne

Textos


Como ratos e piolhos

Stephen Joyce, o último descendente direto de James Joyce, conhecido por sua defesa implacável das obras do avô, morreu aos 87 anos em Ile de Ré, em 2020. Era filho de Giorgio Joyce, filho de James e Nora Joyce.

 

Nascido em Paris, Stephen Joyce manteve controle estrito sobre o legado de seu avô, tendo ameaçando o governo irlandês em 2004 com uma ação judicial para impedir leituras públicas no Bloomsday, a celebração anual de Ulysses, gerando inúmeras contendas com pesquisadores por causa de livros sobre Joyce e recusando permissão para citar as obras do autor. Os acadêmicos, disse ele à The New Yorker em 2006, eram como “ratos e piolhos – eles deveriam ser exterminados!”, disse ele: “Não estou apenas protegendo e preservando a pureza do trabalho do meu avô, mas também o que resta da muito violada privacidade da família Joyce”, disse ele ao New Yorker. “Todo artista possui o direito nato de ter seu trabalho reproduzido como ele quer que seja reproduzido.”

 

 

literaturainglesa.com.br

foto: Stephen Joyce, neto de James Joyce

LucianaFranklin
Enviado por LucianaFranklin em 10/03/2025
Copyright © 2025. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.

Site do Escritor criado por Recanto das Letras