LucianaFranklin

“A palavra é metade de quem a pronuncia, metade de quem a escuta” Michel de Montaigne

Textos

NÓS NÃO CAMINHAMOS SÓS

Quando os primeiros pacientes hansenianos foram levados para o Hospital Colônia Itapuã, chegaram à tardinha do dia (...) de maio de 1940. Cada um levava consigo a certeza do trauma que o segregou da sociedade, que o arrancou, que o sequestrou de sua família.

Do resto não sabia como seria, dali para frente. Não imagino como foi o trajeto de Porto Alegre até Itapuã, naquele tempo!!!!

Ao chegarem ao novo Hospital, depararam-se com prédios novos, que eles seriam os primeiros habitantes... Os quartos estavam arrumados, as camas prontas para repousarem, o ambiente decorado (...) O jantar estava preparada para ‘confraternizar’. Foi uma bela refeição, preparada pelas Irmãs que estavam dispostas a dar-lhes um pouco de conforto físico, espiritual e social.

Eles sentiram que neste lugar não estavam totalmente abandonados. Sentiram que haviam pessoas dispostas a amenizar o sofrimento da descoberta da doença que afastava todo mundo de perto. Foi então que tiveram a ideia de registrar no pórtico de acesso à área do Hospital a frase ‘NÓS NÃO CAMINHAMOS SOS’.

E, durante dezenas de anos sentira-se amparados e confortados por todos aqueles que trabalharam junto a eles. Todos aqueles exerceram atividades no hospital, em todas as áreas, em todas as atividades, desde as mais nobres até as mais humildes, colaboraram para melhorar a vida dos que estiveram e aos que ainda permanecem internados.

 

O HCI é um local marcado por uma história de sofrimento e exclusão, considerando o estigma e o medo ligados às doenças tratadas neste local, hanseníase e doenças mentais. Sendo o único Leprosário do estado do Rio Grande do Sul, o HCI foi um dos últimos a ser construído no País durante o governo de Getúlio Vargas, que durou de 1930 a 1945. Este local, que hoje tem quase a aparência de uma cidade fantasma, foi entre as décadas de 1940 e 1980 o destino, muitas vezes final, de mais de dois mil pacientes. Atualmente abriga pacientes transferidos do Hospital Psiquiátrico São Pedro a partir dos anos de 1970, e a minoria fruto de uma política de segregação de pessoas acometidas pela hanseníase.

 

HOSPITAL COLÔNIA ITAPUÃ. Direção de Ensino e Pesquisa do HCI. Imagens e textos expositivos do Memorial HCI. Viamão, 2019.

 

 

LucianaFranklin
Enviado por LucianaFranklin em 19/03/2025
Copyright © 2025. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.

Site do Escritor criado por Recanto das Letras