LucianaFranklin

“A palavra é metade de quem a pronuncia, metade de quem a escuta” Michel de Montaigne

Textos

O nojo é um mecanismo de defesa

Nojo, ojeriza ou asco é uma emoção geralmente notada através de expressão facial e tipicamente associada com coisas que são percebidas como sujas, incomestíveis ou infecciosas. É uma emoção primitiva que ajuda a evitar situações potencialmente perigosas ou prejudiciais, ajudando a ficar longe de coisas que podem nos adoecer, como comidas estragadas, secreções corporais e animais infectos.

Na psicanálise, o nojo pode representar uma forma de evitar o confronto direto com aspectos desconfortáveis ou inaceitáveis da própria psique e sua exploração pode revelar aspectos reprimidos ou não resolvidos do desenvolvimento emocional de um indivíduo e a aversão instintiva nos leva ao desejo de aprender o que devemos evitar.

Experimentos realizados com ressonância magnética revelaram que a insula anterior no cérebro torna-se particularmente ativa quando sentimos nojo, quando somos expostos a gostos ofensivos e quando vemos expressões faciais de nojo.

 

 

Fonte: Wikipedia

 

LucianaFranklin
Enviado por LucianaFranklin em 25/03/2025
Copyright © 2025. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.

Site do Escritor criado por Recanto das Letras