![]() Caso de Boantropia na Escola de Turno Integral
Era aquele garotinho de 5 anos que se jogava no chão para pastar? Sim.
Ele não podia ver uma grama nascendo no pátio de concreto da escola de turno integral que já ficava do chão como um terneiro, e comia todo o pasto do chão sem usar as mãos? Sim.
Caso de Boantropia, Doença de Nabucodonosor¹, onde os indivíduos afetados relatam a crença ilusória de que se transformaram, ou que estão no processo de se transformar em outro animal. Já foi relacionada com as alterações de estado da mente que acompanham a psicose, sendo que a transformação aparentemente só ocorre na mente e comportamento da pessoa afligida? Sim.
Deve ser bem fácil identificar um paciente sofrendo de Boantropia? Ele pode muito bem estar de quatro mastigando grama? Sim.
Isso em 1995? Sim.
No Brasil? Sim.
Sabe o que aconteceu com ele? Não.
¹No livro de Daniel, o profeta Daniel interpreta um sonho do rei Nabucodonosor. No sonho, o rei é tirado da sua grandeza e transportado para um local longe dos homens, onde come capim junto aos bois. Após sete anos, ele voltaria ao seu palácio e à sua glória, mas só depois de aprender a soberania de Deus. A partir de textos cuneiformes, nada se sabe sobre a saúde mental de Nabucodonosor. A Zoantropia, Licantropia, Boantropia, Teriantropia clínica é outra condição que leva o paciente a agir como um animal.
FONTES: Keck PE, Pope HG, Hudson JI, McElroy SL, Kulick AR. (1988) Boanthropy: alive and well in the twentieth century. Psychological Medicine, 18(1), 113-20.
LucianaFranklin
Enviado por LucianaFranklin em 07/04/2025
Alterado em 08/04/2025 Copyright © 2025. Todos os direitos reservados. Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor. |