![]() ASPONES* correndo atrás do raboNão sei se é humor. Talvez esteja mais para tragédia. Jussara trabalhava numa Coordenadoria Regional de Educação, as chamadas CREs. Cada setor com muitos funcionários na sua grande maioria professores, com pouquíssimo trabalho, sobrando tempo para Turnos Livres (TLs) para ir ao cabeleireiro, acompanhar o trabalho da diarista na faxina semanal ou fazer compras no shopping center, com o dinheiro que reclamam ser muito pouco e nas 4ªs "trabalho interno", sem atender ao público.
Durante a semana anterior à uma segunda feira, a coordenação fizera terror espalhando que haveria uma reunião que aconteceria no auditório da sede da Regional. Pedira para as colegas da limpeza deixassem tudo em ordem e elas ficavam perguntando, "com quem seria a reunião?" Seria com elas? Não era motivo fazer reunião "só" por terem sido pegas dormindo no horário de trabalho, lá trás no arquivo morto.
No dia fatídico, aconteceu a reunião só com um setor que não avisou os demais e havia chego documentação para o setor da Jussara com os problemas de costume: As escolas não leram os cabeçalhos, as ementas, devolveram os mesmos erros como antes de ela corrigir, alguns devolveram os mesmos documentos errados de antes.
Pediu para a psicóloga (que também não tinha ninguém para atender e estava no pátio fumando), ir lá na Prefeitura, onde estava acontecendo a reunião. "Mas como? Não era no auditório?" "Lá no auditório é 'só' a Educação Especial (aquela que exclui para incluir). Na prefeitura são todos Supervisores de Escola, que vieram para a reunião da Mentoria*. Peça para essas escolas (e lhe deu um rascunho com sete nomes de escolas mais distantes da sede) virem aqui para arrumar essa documentação."
Os diretores aceitam o cargo por conta do dinheiro que circula pelas suas mãos através das obras e do Círculo de Pais e Mestres - CPM (Lei 9394/1996 - LDB, estabelece que o ensino público em estabelecimentos oficiais é gratuito. Isso significa que as escolas públicas não podem cobrar contribuição ou taxas de qualquer natureza dos estudantes), muitas vezes sem professores, sem merendeira e sem serviço de limpeza. Falta professores porque muitos estão lá na CRE atrás de papéis ou fumando no pátio. Mas a escola também está atrás de papéis que garantam a Aprendizagem na Idade Certa (o que é idade certa Philliphe Ariés?), o Planejamento Anual, o Calendário, a Mentoria, a garantia de Boas Práticas na Alimentação Escolar, Cardápio Saudável, Alunos da Inclusão, Professora a Educação Especial, "aluno não pode reprovar para o governo não perder o repasse federal".
As escolas têm problemas de aprendizagem semelhantes à dos alunos, da CRE, da SEDUC e do Governo, uma parafernália de consumo desnecessário, legislação descumprida, professores que prestaram concurso para serem professores, trabalhando com office Boys e ganhando FG, "um Plus a mais" que eles tentam esconder.
A presença do psicólogo nas escolas está na Lei 14.819/2024 que estabelece a Política Nacional de Atenção Psicossocial nas Comunidades Escolares. Mas como esse profissional é um questionador, acaba ficando fora do processo embrutecedor, e longe das escolas, para que o lucro e a vantagem continuem a prosperar com o dinheiro 'do' público. Esses profissionais formam Polos e esses polos não atendem casos individuais, que devem ser encaminhados para o SUS.
Ritornelos sem fim. ASPONES girando atrás do próprio rabo. Será que é estratégia partidária para privatizar???
*Os ASPONES (Assessores de P*rra Nenhuma) foi uma série de humor brasileira, exibida pela TV Globo de 5 de novembro a 17 de dezembro de 2004, nas noites de sexta-feira, escrita por Fernanda Young.
*Mentoria: o Decreto nº 57.739, de 7 de agosto de 2024, instituiu o Programa de Mentoria Pedagógica no âmbito da Rede Pública Estadual de Ensino do Estado do Rio Grande do Sul e tem como objeto, além do seu próprio rabo, um conjunto de ações e estratégias da Seduc para fortalecer o papel dos professores que atuam como assessores pedagógicos na Rede Estadual. O objetivo é qualificar os profissionais de educação para melhorar "cada vez mais" a aprendizagem dos estudantes. Fonte: SEDUC.RS
LucianaFranklin
Enviado por LucianaFranklin em 08/04/2025
Alterado em 08/04/2025 Copyright © 2025. Todos os direitos reservados. Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor. |