![]() Comunalismo de BookchinMurray Bookchin, anarco-comunista radical defensor da descentralização da sociedade e da valorização do indivíduo e sua individualidade, era contrário ao individualismo liberal. Rompeu com o movimento anarquista em meados da década de 90, tecendo críticas aos aspectos mais individualistas dessa tradição teórica e se denominando um comunalista*, ainda uma forma de comunismo libertário* que segundo ele seria uma “síntese” de vários conceitos da esquerda radical, do anarco-comunismo e do marxismo. Foi uma figura bastante influente no movimento antiglobalização. Em meados da década de 1990 escreveu várias obras que viriam a ser muito importantes para os movimentos comunalistas e emancipatórios.
* Comunalismo é uma posição política onde se agrupam, a grosso modo, as pessoas que acreditam no chamado "comunismo libertário", cada qual com os seus mestres, teóricos, líderes, organizações e literatura." Kenneth Rexroth (1905 - 1982), poeta, tradutor e ensaísta crítico norte-americano.
* Comunismo libertário ou Anarcocomunismo é uma vertente do anarquismo que advoga por uma sociedade sem classes, sem Estado e sem propriedade privada dos meios de produção, na qual os frutos do trabalho seriam distribuídos de acordo com as necessidades de cada indivíduo, de acordo com a máxima: "de cada qual, segundo sua capacidade; a cada qual, segundo suas necessidades", popularizada por Karl Marx: "De chacun selon ses moyens, à chacun selon ses Sufrágio ", do espanhol Louis Blanc (1811 - 1882)
Fonte: wikipedia.com LucianaFranklin
Enviado por LucianaFranklin em 16/04/2025
Copyright © 2025. Todos os direitos reservados. Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor. |