LucianaFranklin

“A palavra é metade de quem a pronuncia, metade de quem a escuta” Michel de Montaigne

Textos


Fora os valores transcendentais

O sacrifício envolve a oferta de algo valioso, seja material ou até mesmo a própria vida, como um gesto de respeito, reverência ou para obter um benefício ou redenção, um rito de comunicação com o divino, um meio de expiar mazelas ou de expressar devoção. 

 

"Fora os valores transcendentais" refere-se a crítica em Nietzsche aos valores morais tradicionais que se baseiam em uma base transcendente, como a religião ou a ideia de uma ordem moral universal. Nietzsche propõe que esses valores são, na verdade, criados pelos humanos e não têm uma origem divina ou imutável. Ele questiona a existência de uma verdade moral objetiva e universal, argumentando que os valores morais não são dados, mas sim criados e reavaliados pelo homem, defendendo a ideia de que é preciso reavaliar e transformar os valores tradicionais, criando uma nova moralidade que afirme a vida e a vontade de poder (força motriz que impulsiona o desenvolvimento e a criação de novos valores, busca por superar a si mesmo e afirmar a vida).

 

 

LEITER, B. ‘‘Perspectivism in Nietzsche’s Genealogy of Morals’’. In: SCHACHT. R. (Ed.). Nietzsche, Genealogy, Morality. Berkeley: University of California Press, 1994.

 

Foto: Dogma é um filme americano de comédia, fantasia e aventura, de 1999, escrito e dirigido por Kevin Smith.

LucianaFranklin
Enviado por LucianaFranklin em 22/04/2025
Copyright © 2025. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.

Site do Escritor criado por Recanto das Letras