LucianaFranklin

“A palavra é metade de quem a pronuncia, metade de quem a escuta” Michel de Montaigne

Textos


Fica difícil separar o autor da obra

É verdade que a relação entre o autor e a obra é complexa e dificulta uma separação total. A obra, por si só, é um produto da experiência e da subjetividade do autor, e muitas vezes, ela continua a "falar" sobre o autor, mesmo depois de ter sido criada. No entanto, a obra também se distancia do autor ao ser exposta ao mundo, ganhando vida própria na interpretação e experiência de cada espectador.

 

Uma obra de arte, seja ela uma pintura, um livro, uma música, etc., é sempre o resultado da experiência, da percepção, da cultura, das emoções e da personalidade do seu criador. Ela reflete, de alguma forma, o autor, mesmo que este não seja consciente de tudo o que a obra revela. Ao ser criada, a obra se torna independente do autor. Ela passa a ser analisada, interpretada, discutida e até mesmo recontextualizada por diferentes pessoas, ganhando significados que o próprio autor pode não ter previsto.

 

A dificuldade em separar o autor da obra reside no fato de que a obra não é apenas um produto, mas também um reflexo do autor, de sua trajetória e de sua identidade. No entanto, a obra também se distancia do autor ao se tornar parte da cultura, da história e da experiência coletiva.

 

A relação entre o autor e a obra pode ser vista como dialética. A obra é o resultado da criação do autor, mas ao mesmo tempo, ela influencia a compreensão que temos do autor. É como um diálogo que se estabelece entre o criador e a sua criação.

 

Foto: Ghost Bike, Nova Prata/RS.

 

 

LucianaFranklin
Enviado por LucianaFranklin em 22/04/2025
Copyright © 2025. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.

Site do Escritor criado por Recanto das Letras