LucianaFranklin

“A palavra é metade de quem a pronuncia, metade de quem a escuta” Michel de Montaigne

Textos


Sim, Broca estava correto

O médico e neurocirurgião francês Paul Broca foi um pioneiro no estudo da topografia cranio-encefálica, ou seja, da relação entre a forma do crânio e o cérebro.

O Homo Cro-Magnon, também conhecido como Homo sapiens europeu inicial, foi um dos primeiros humanos modernos a se estabelecer na Europa, possivelmente há 56.000 anos.

As estimativas da capacidade craniana do Cro-Magnon variam entre 1.500 e 1.790 cm³, valores dentro da faixa da capacidade craniana do Homo sapiens moderno.

Portanto sim, Broca estava correto. A capacidade craniana do Homo sapiens, incluindo os Cro-Magnons, varia entre 1.200 e 1.400 cm³, e a capacidade craniana do Homo Cro-Magnon (o Homo sapiens que povoou a Europa) também se situa neste intervalo, sendo, portanto, igual ou superior à nossa.

Assim, "as sociedades humanas mudam por evolução cultural e não como resultado de alterações biológicas. O caráter único do homem reside essencialmente em nosso cérebro e encontra expressão na cultura constituída a partir de nossa inteligência e no poder que ela nos conferiu , o poder de manipular o mundo." Stephen Jay Gould, pág. 346.

 

GOULD, Stephen Jay. A Falsa medida do Homem. São Paulo: Martins Fontes, 1999.

Foto: Man malle skull,  "crânio mole" ou "crânio de borracha". O termo "malle" em inglês refere-se a algo que pode ser moldado ou amassado facilmente, como um crânio mole. https://pt.wikipedia.org/wiki/Cro-Magnon - 

LucianaFranklin
Enviado por LucianaFranklin em 22/04/2025
Copyright © 2025. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.

Site do Escritor criado por Recanto das Letras