![]() A ressureição científica de LamarckA evolução cultural pode avançar com tanta rapidez porque opera contrariamente à evolução biológica - de maneira "lamarckiana", (naturalista francês Jean-Baptiste Lamarck e a sua teoria da evolução, conhecida como lamarckismo, sugere que as características adquiridas durante a vida de um organismo podem ser transmitidas aos seus descendentes).
O que uma geração aprende é transmitido à seguinte através da escrita, da instrução, do ritual, da tradição e de um sem número de métodos que os seres humanos desenvolveram para assegurar a continuidade da cultura. A evolução darwiniana é um processo indireto: uma característica vantajosa só pode surgir depois de uma variação genética, e, para ser preservada faz-se necessária a evolução cultural.
Como a variação genética ocorre ao acaso, não estando preferencialmente voltada para aquisição de características vantajosas, o processo darwiniano avança com lentidão.
A evolução cultural não é apenas rápida; é também facilmente reversível, pois seus produtos não estão codificados em nossos genes.
Os argumentos clássicos do determinismo biológico fracassam porque os caracteres que invocam para estabelecer diferenças, entre grupos, são em geral, produtos da evolução cultural.
Stephen Jay Gould
Foto: https://profjabiorritmo.blogspot.com/2015/12/a-ressurreicao-cientifica-de-lamarck.html
LucianaFranklin
Enviado por LucianaFranklin em 23/04/2025
Copyright © 2025. Todos os direitos reservados. Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor. |