![]() Tigre Tsé-TungA bomba atómica é um tigre de papel* que os reacionários estadunidenses utilizam para assustar as pessoas. Parece terrível, mas, na verdade, não é. Claro que a bomba atómica é uma arma de extermínio em massa, mas o resultado de uma guerra é decidido pelo povo, não por um ou dois novos tipos de armas. Todos os reacionários são tigres de papel. Na aparência, os reacionários são aterradores, mas, na verdade, não são tão poderosos.
Na aparência é muito poderoso, mas, na verdade, não é nada a temer; é um tigre de papel. De fora um tigre, dentro é feito de papel, incapaz de resistir ao vento e à chuva. Acredito que não é mais que um tigre de papel.
Numa entrevista, discuti muitas questões com ela, incluindo Chiang Kai-shek, Hitler, o Japão, os Estados Unidos e a bomba atómica. Disse que todos os reacionários alegadamente poderosos são meros tigres de papel. A razão é que eles estão divorciados do povo. Olhem! Não era Hitler um tigre de papel? Não foi ele derrubado?
*A expressão "imperialismo do tigre de papel" refere-se à ideia de que certas potências ou regimes, apesar de parecerem poderosos e ameaçadores, são na verdade fracos e incapazes de resistir à oposição. A frase foi popularizada por Mao Tsé-Tung, que a utilizou para descrever o que considerava ser o imperialismo americano.
Mao Tsé-Tung (Agosto de 1946). «Talk with the American Correspondent Anna Luise Strong»
LucianaFranklin
Enviado por LucianaFranklin em 27/05/2025
Copyright © 2025. Todos os direitos reservados. Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor. |