LucianaFranklin

“A palavra é metade de quem a pronuncia, metade de quem a escuta” Michel de Montaigne

Textos

O que é um círculo?

Por que um círculo não é uma elipse ou um quadrado?

Um círculo, algo cujos pontos estão equidistantes do centro. Precisamos de uma definição causal: “Um fragmento de reta que gira em torno de uma extremidade”.

Não precisamos descrever um círculo, precisamos entender como fazer um. E com esta definição nós compreendemos uma das maneiras de se fazer um círculo (podem existir outras). Esta é a maneira pela qual o círculo passa para a existência necessariamente com estas propriedades de círculo. Aqui estamos na Razão: as propriedades nascendo de causas.

As ideias adequadas mostram para nós como o universo se constrói, através destas ideias compreendemos as leis que sustentam esta realidade. Isso nos leva de volta à questão dos afetos! Tudo começa com a mente e o corpo amarrados. Enquanto o corpo se move, a mente pensa coisas, enquanto o corpo experimenta, a mente pensa. Mas tem mais, a mente começa a formar ideias das ideias. Não é lindo isso? Ela começa a sair da imediaticidade dos efeitos sobre seu corpo e passa a compreender a maneira como estes afetos vieram a existir.

 

https://razaoinadequada.com/2022/08/04/espinosa-o-que-pode-a-mente-ideias-adequadas/

LucianaFranklin
Enviado por LucianaFranklin em 02/06/2025
Copyright © 2025. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.

Site do Escritor criado por Recanto das Letras