LucianaFranklin

“A palavra é metade de quem a pronuncia, metade de quem a escuta” Michel de Montaigne

Textos

A falsidade consiste na privação de conhecimento das ideias inadequadas, ou seja, mutiladas e confusas

 

Quem é espinosista? Às vezes, certamente, aquele que trabalha 'sobre' Espinosa, sobre os conceitos de Espinosa, à condição de isso ser feito com bastante reconhecimento e admiração. Mas também aquele que, não-filósofo, recebe de Espinosa um afeto, um conjunto de afetos, uma determinação cinética, uma pulsão, e faz assim de Espinosa um encontro e um amor."

- Deleuze, Espinosa, Filosofia Prática

 

A falsidade são pequenas verdades, ou melhor, uma parcela muito pequena da verdade. São verdades de quem vive apenas no campo dos efeitos e não das causas. Sendo assim, precisamos refinar estes pensamentos! Precisamos de uma ideia mais clara de nós mesmos e do mundo! Precisamos encontrar algo que faça mais sentido e dar uma forma mais qualificada aos nossos pensamentos. É através das relações que as ideias inadequadas da imaginação podem tornar-se adequadas, ou racionais. As ideias inadequadas criam um mundo de ideias transcendentes e de Universais Abstratos. Ou seja, encontramos causas sem efeitos, parte de um mundo de propriedades universais que funcionam pelas Leis de Semelhança. Através da imaginação, formamos noções gerais abstratas. Ou seja, a mente agrupa certo número de coisas que imaginou em um signo: cavalo, cachorro, ser humano, bem, mal, azul, vermelho, etc. As ideias abstratas são potências de pensar da mente, mas são sempre profundamente inadequadas, pois expressam apenas efeitos dos afetos em nós, mas não a sua causa. A Noção Universal é um pré-conceito da memória. Ela junta tudo, faz uma média, uma imagem modelo, e fica por isso mesmo. A noção universal é apenas um conceito que formamos das coisas e que utilizamos para julgar sua perfeição em relação a outras coisas. Aqui, qualquer mera semelhança com Platão não é mera coincidência. Este conhecimento é sempre limitado e confuso e consegue falar apenas das propriedades. Para sair dos universais abstratos é preciso sair da descrição das propriedades e entrar na descrição da relação de causa e efeito das coisas. As Ideias Imanentes são o nascimento de um Sistema Racional, baseado na ideia de Noções Comuns, que são a relação de proporção necessária e determinada entre a parte e o todo. Aqui o pensamento funciona através de Leis de Determinação Causal, ou seja, uma ideia adequada é uma compreensão das relações de determinação que vão da causa para o efeito, e onde as propriedades são efeitos da causa. Saímos dos efeitos em nós, entramos na compreensão da causa. Saímos da nossa cabeça, entramos na relação!

 

DELEUZE. Gilles. Spinoza: Filosofia Prática. Escuta: são Paulo, 1970.

SPINOZA, Baruch. Ética II, prop. 35. Autêntica: Belo Horizonte, 2001

 

LucianaFranklin
Enviado por LucianaFranklin em 02/06/2025
Alterado em 10/06/2025
Copyright © 2025. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.

Site do Escritor criado por Recanto das Letras