LucianaFranklin

“A palavra é metade de quem a pronuncia, metade de quem a escuta” Michel de Montaigne

Textos

Em Freud e Jung

Em Freud e Jung, os sonhos são considerados manifestações do inconsciente, mas com abordagens interpretativas distintas. Freud via os sonhos como a "via régia para o inconsciente", onde desejos reprimidos se manifestam de forma simbólica para proteger o sono. Jung, por outro lado, via os sonhos como um processo mais amplo, revelando aspectos do inconsciente pessoal e coletivo, com função compensatória e orientadora para o desenvolvimento individual.

 

A Função dos sonhos em Freud:

Realizar desejos reprimidos e proteger o sono, focalizado em conteúdos pessoais, principalmente desejos sexuais e agressivos reprimidos. A interpretação é centrada na decifração de símbolos relacionados a conflitos inconscientes, com ênfase na sexualidade. O método é a análise dos sonhos como ferramenta para revelar desejos e conflitos inconscientes reprimidos.

 

A função dos sonhos em Jung:

Revelar aspectos do inconsciente pessoal e coletivo, com função compensatória e orientadora. O inconsciente é pessoal (semelhante ao de Freud) e inconsciente coletivo (hereditário, com arquétipos e símbolos universais). A interpretação é mais ampla, buscando o significado simbólico dos sonhos e sua relação com o processo de individuação ou desenvolvimento da personalidade. O método é a análise dos sonhos como ferramenta para compreender a totalidade da psique e promover o equilíbrio entre consciente e inconsciente.

 

Diferenças de foco:

Freud foca nos desejos reprimidos e na sexualidade, enquanto Jung amplia o foco para o inconsciente coletivo e o processo de individuação e interpreta os sonhos como realização de desejos, enquanto Jung vê os sonhos como reveladores de aspectos da personalidade e do desenvolvimento.

 

Freud vê o inconsciente como um reservatório de conteúdos reprimidos, enquanto Jung o vê como um campo mais amplo, com aspectos pessoais e coletivos.

 

Freud via os sonhos como uma janela para desejos reprimidos, Jung via-os como um processo mais profundo e abrangente, revelando aspectos da totalidade da psique e do desenvolvimento pessoal.

 

FONTE: https://www.abrafp.org/diferencas-psicanalise-freud-psicologia-analitica-jung#

LucianaFranklin
Enviado por LucianaFranklin em 08/07/2025
Copyright © 2025. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.

Site do Escritor criado por Recanto das Letras