LucianaFranklin

“A palavra é metade de quem a pronuncia, metade de quem a escuta” Michel de Montaigne

Textos


tendem a se igualar com o tempo

Pessoas nascidas por cesariana não têm necessariamente mais dificuldades, embora estudos tenham mostrado algumas diferenças iniciais no desenvolvimento e saúde, muitas delas tendem a se igualar com o tempo. Outras não.

 

No Brasil, cerca de 55% dos nascimentos anuais ocorrem por cesariana, segundo dados do IBGE e O Globo. Em termos absolutos, com aproximadamente 2,7 milhões de nascimentos por ano no país, isso significa que mais de 1,4 milhão de bebês nascem por cesariana anualmente.

 

A alta taxa de cesarianas no Brasil é motivo de preocupação, pois a OMS recomenda que essa taxa não ultrapasse 15%. O Brasil lidera o ranking mundial de cesarianas em termos de número absoluto e proporção, especialmente em instituições privadas, onde a taxa pode chegar a 80% ou mais.

 

A tendência de crescimento da cesariana no Brasil é observada há mais de 20 anos e tem sido associada a fatores como a cultura, a preferência por procedimentos mais "rápidos" e a comodidade para os profissionais de saúde. No entanto, a cesariana, embora seja um procedimento seguro quando necessário, pode apresentar riscos para a mãe e o bebê, especialmente se realizada fora de indicações clínicas.

 

FONTE: https://www.bbc.com/portuguese/reporterbbc/story/2007/12/071212_cesarianariscos

 

 

LucianaFranklin
Enviado por LucianaFranklin em 16/07/2025
Copyright © 2025. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.

Site do Escritor criado por Recanto das Letras