![]() Ensino da Dinamarca tem a floresta como sala de aula e as crianças pequenas são ensinadas a manusear facas em plena floresta. Não por acaso chamadas de jardins de infância florestais, essas escolas tiram as crianças do ambiente fechado e as levam para aprender por meio de brincadeiras e experiências ao ar livre. Neste sistema, crianças de 2 a 6 anos são pouco supervisionadas, podem escalar árvores altas, manuseiam facas afiadas, lidam com animais, ficam próximas a fogueiras e dormem sob o frio às vezes congelante do inverno dinamarquês. "Lembro-me de ter visto uma criança no topo da árvore, chamei um pedagogo e disse: 'tem uma criança lá em cima'; e ele respondeu: 'sim, tem sim'. Chocada, eu questionei: 'mas ela pode cair!'; 'Sim', disse o pedagogo, 'pode, mas geralmente não cai'", descreve Jane Williams-Siegfredsen no livro Understanding the Danish Forest School Approach (Compreendendo a abordagem da escola florestal dinamarquesa, em tradução livre). Lembrando que na Dinamarca o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) em 2025 é de 0,962, o que a coloca em 4º lugar no ranking global, segundo a ONU.
O IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) do Brasil em 2025 é de 0,786, na 84ª posição entre 193 países e territórios, segundo a ONU. Por quê? Prevalece a violência nas escolas brasileiras do que na Dinamarca devido a uma combinação de fatores sociais, econômicos e culturais. No Brasil, a desigualdade social, a falta de investimento em educação, a desvalorização dos professores e a dificuldade em lidar com discursos de ódio e violência doméstica contribuem para um ambiente escolar mais propenso a conflitos e agressões. A Dinamarca, por outro lado, possui um sistema educacional que valoriza a igualdade, a inclusão e a resolução pacífica de conflitos, além de um forte investimento em políticas públicas de combate à violência.
O Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) da Dinamarca é maior que o do Brasil principalmente devido a investimentos em áreas sociais como saúde e educação, além de uma forte rede de proteção social e qualidade de vida superior, como demonstrado pelo alto nível de infraestrutura e bem-estar social.
Dinamarca oferece acesso universal e de qualidade, o que contribui para uma população mais saudável e instruída. A Dinamarca possui um sistema abrangente de bem-estar social, que garante um padrão de vida decente para todos os cidadãos, incluindo acesso a serviços básicos, como água e saneamento, além de uma rede de segurança social robusta, não precisando de Bolsa Família nem de Benefício para alunos frequentarem o Ensino Médio, como é o caso do RS.
A desigualdade social é um dos principais entraves ao desenvolvimento humano no Brasil. Uma distribuição de renda mais desigual impede que todos os brasileiros tenham acesso a serviços básicos como saúde, educação e saneamento, impactando diretamente o IDH. A história do Brasil, marcada pela escravidão e pela concentração de terras, deixou heranças que ainda influenciam a desigualdade social e a falta de acesso a oportunidades para uma parcela significativa da população. Embora o Brasil tenha avançado na oferta de educação e saúde, ainda há desafios em relação à qualidade e ao acesso universal a esses serviços, especialmente em áreas mais remotas ou com menor infraestrutura.
FONTE: https://www.bbc.com/portuguese/internacional-36375415 IMAGEM: Série Dinamarquesa Rita, T4E7
LucianaFranklin
Enviado por LucianaFranklin em 17/07/2025
Alterado em 17/07/2025 Copyright © 2025. Todos os direitos reservados. Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor. |