LucianaFranklin

“A palavra é metade de quem a pronuncia, metade de quem a escuta” Michel de Montaigne

Textos


panta rhei

Tudo flui. Pode-se dizer que o princípio da vida é o DEVIR (do latim devenire, chegar), ou seja, o VIR a SER. O conceito de “tornar-se” foi apresentado primeiramente, no século V a. C., pelo filósofo grego Heráclito de Éfeso, que identificou a forma do Ser no Devir, pelo qual todas as coisas são sujeitas a tempo e transformação. Nada é; tudo está vindo a ser. Nada nem ninguém permanecem estáticos, tudo segue em contínua mutação. O pensamento do filósofo grego pode ser definido pela expressão grega Panta Rei (tudo flui) e explica-se na conhecida passagem onde a essência de todo o pensamento heraclitiano acerca da natureza, com base na seguinte passagem da coletânea de textos sobre filósofos pré-socráticos da coleção Os Pensadores: “Heráclito diz, em alguma passagem, que todas as coisas movem-se e nada permanece imóvel. E, ao comparar os seres com a corrente de um rio, afirma que não poderia entrar duas vezes num mesmo rio.”

 

FONTE:

https://brasilescola.uol.com.br/filosofia/heraclito.htm

https://www.crmpr.org.br/uploadAddress/Iatrico39-cientifica-15-Devir%5B4819%5D.pdf

Os Pré-socráticos. In: Os pré-socráticos. Coleção Os Pensadores. Trad. José Cavalcanti de Souza et al. São Paulo: Nova Cultural, 1996, p. 93.

 

IMAGEM:

https://super.abril.com.br/ideias/tudo-flui-e-nada-permanece-heraclito/

 

LucianaFranklin
Enviado por LucianaFranklin em 23/07/2025
Copyright © 2025. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.

Site do Escritor criado por Recanto das Letras