![]() Novelli no pianoResenha de álbum a partir de reedição em LP Título: Canções brasileiras Artista: Novelli Edição original de 1984: Maracatu Edição em LP de 2024: Rocinante / Três Selos
A música de Novelli extrapola o circuito mineiro ao qual o artista costuma ser associado por ter firmado parceria com Ronaldo Bastos, tido composições gravadas por Milton Nascimento – inclusive a música-título do álbum Minas (1975) – e debutado em discos coletivos ao lado de Beto Guedes, Toninho Horta e Nelson Ângelo, entre outros nomes.
Pernambucano nascido no Recife (PE) em 20 de janeiro de 1945 e criado em Garanhuns (PE), terra de Dominguinhos (1941 – 2013), Djair de Barros e Silva transitou por várias esquinas da música brasileira e, se pertence a algum clube, é ao da MPB dos anos 1970 e 1980. Compositor, pianista e baixista, além de cantor bissexto, Novelli tem esse nome artístico por ter posto os pés na profissão como crooner do pernambucano Conjunto Nouvelle Vague.
No Rio de Janeiro (RJ), para onde migrou na segunda metade dos anos 1960, Novelli se tornaria parceiro de gigantes da MPB como Chico Buarque e Djavan. Contudo, o parceiro mais frequente do cancioneiro de Novelli é um mineiro, Cacaso (1944 – 1987), letrista de versos densos e poéticos.
Essa densidade melancólica salta aos ouvidos na primeira edição no Brasil do único álbum solo de Novelli, Canções brasileiras (1984), lançado há 40 anos pelo selo francês Maracatu. Gravado no Studio Sextan, em Paris, o disco sai enfim no Brasil em edição em LP fabricada através de parceria entre a gravadora Rocinante e Três Selos.
O álbum Canções brasileiras chega ao mercado nacional com a capa original que expõe Novelli em foto de Cafi (1950 – 2019) e com encarte-envelope que apresenta letras, fotos e texto inédito do jornalista Bento Araújo. O bônus da edição brasileira são três gravações inéditas adicionadas às nove faixas originais sem diluir o conceito do álbum.
IMAGEM: Cafi (1950 – 2019) LucianaFranklin
Enviado por LucianaFranklin em 24/07/2025
Copyright © 2025. Todos os direitos reservados. Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor. |