LucianaFranklin

“A palavra é metade de quem a pronuncia, metade de quem a escuta” Michel de Montaigne

Textos


O quinto Beatle

George Henry Martin foi um produtor musical, arranjador, compositor, engenheiro sonoro, músico e maestro britânico. Conhecido como "o quinto Beatle", Martin não só descobriu o grupo - apesar de, na época, dizer que o grupo "não era muito bom" - como teve papel fundamental no acabamento das músicas do grupo. Produziu junto a eles, em 1967, o inovador álbum Sgt Pepper's Lonely Hearts Club Band, que lhe trouxe reconhecimento, fama e consagração definitiva na história da música pop. Foi um dos maiores produtores musicais de todos os tempos, com trinta canções chegando ao primeiro lugar das paradas no Reino Unido e 23 nos Estados Unidos. Recebeu o título de Cavaleiro da Ordem do Império Britânico (CBE) por seus serviços à música.

 

George Henry Martin nasceu em 1926, filho de um carpinteiro e uma faxineira, no norte de Londres. Sua paixão por música despertou quando assistiu a uma apresentação da London Symphony Orchestra no salão da escola. No final da Segunda Guerra, ele treinou para ser piloto. Em 1947, ele tocava oboé profissionalmente, apesar de não saber, ainda, ler ou escrever notas musicais.

 

Depois de se formar na Guildhall School of Music, trabalhou no departamento de música clássica da BBC, antes de ser contratado pela EMI como produtor musical, onde, rapidamente, se familiarizou com a mesa de som e outros recursos do estúdio de gravação de Abbey Road. Cinco anos depois, aos 29 anos de idade, como chefe do selo Parlophone, trabalhou com artistas como Shirley Bassey, Matt Monro e grupos de jazz de Johnny Dankworth e Humphrey Lyttelton.

 

Martin também produziu gravações de comediantes como Bernard Cribbins e Peter Sellers. Foi nessa época, em 1962, que recebeu a visita de Brian Epstein, querendo mostrar a fita demo de uma banda que empresariava. Àquela altura, The Beatles haviam sido rejeitados por todas as grandes gravadoras do país. O próprio Martin ficou mais impressionado com a personalidade dos músicos e sua sagacidade do que por sua música. "Eles eram estridentes", disse depois. "Não muito afinados. Eles não eram muito bons", contou. Mesmo assim, ele assinou com os quatro, e Love Me Do se tornou o primeiro sucesso deles, em 1962. A partir daí, teve início a parceria de gravadora mais bem-sucedida de todos os tempos.

 

FONTE:

rollingstone.com.br

 

IMAGEM:

https://www.bbc.com/portuguese/noticias/2016/03/160309_morte_george_martin_lab

 

 

LucianaFranklin
Enviado por LucianaFranklin em 31/07/2025
Copyright © 2025. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.

Site do Escritor criado por Recanto das Letras