LucianaFranklin

“A palavra é metade de quem a pronuncia, metade de quem a escuta” Michel de Montaigne

Textos


No dia 1 de Pierre Bourdieu (A Força do Sentido)

Pierre Bourdieu nasceu em Denguin, França, em 1 de agosto de 1930 e faleceu em Paris, França, em 23 de janeiro de 2002. Ele foi um sociólogo francês. Sua teoria explora as relações entre estrutura social, prática e poder, utilizando conceitos como habitus, campos e capitais para analisar como as desigualdades são produzidas e reproduzidas na sociedade. Bourdieu busca superar as dicotomias entre indivíduo e sociedade, subjetivo e objetivo, liberdade e determinismo, propondo uma análise que considera tanto as disposições incorporadas nos agentes (habitus) quanto as estruturas sociais objetivas. Bourdieu dedicou parte significativa de seus mais de 40 anos de vida acadêmica aos estudos no campo da educação, tendo exercido influência em gerações de intelectuais de diversas áreas, mas principalmente aos que se dedicaram a estudos sobre educação.[13] Inicialmente, tais estudos estiveram principalmente concentrados em demonstrar os mecanismos escolares de reprodução cultural e social e as “estratégias” do sistema escolar para diferentes agentes e grupos sociais. O sociólogo sempre manteve uma concepção pessimista em relação à escola e ao sistema educacional, uma vez que ele entendia como uma grande ilusão afirmar que o sistema escolar é um facilitador da mobilidade social, quando ,na verdade, na escola se demonstra como o ambiente onde todas diferenças de classes não são atenuadas e assim coopera com a conservação social. São essas noções que posteriormente fundamentam afirmações sobre a legitimidade das desigualdades sociais e meritocracia.

 

FONTE:

BACHELARD, Gaston. A filosofia do "não". São Paulo: Abril, 1984.

BOURDIEU, P. A Escola conservadora: as desigualdades frente à escola e à cultura. In: Escritos de educação. Organizadores Maria Alice Nogueira e Afrânio Catani. Petrópolis, RJ: Vozes, 2007, p. 41-64.

 

IMAGEM:

https://jornal.usp.br/cultura/atravessando-o-campo-de-batalha-da-cultura-com-pierre-bourdieu/

LucianaFranklin
Enviado por LucianaFranklin em 01/08/2025
Copyright © 2025. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.

Site do Escritor criado por Recanto das Letras