![]() O Inconsciente é a Política?“Eu não digo mesmo ‘a política é o inconsciente’, mas simplesmente ‘o inconsciente é a política!’” Como podemos entender essa afirmação de Lacan? Não adianta recorrer ao que ele disse um pouco antes ou um pouco depois dessa lição, a afirmação é passageira e vaga mesmo. E também não basta recorrer apenas às outras articulações de Lacan, mais diretas entre a política e o inconsciente, pois as poucas existentes também não são bem desenvolvidas ou explicadas. Não há Um significante que representa o sujeito, mas há o Um real que é constitutivo da série dos S1*. Pois bem, é em torno desse Um real que se estruturam simbolicamente o inconsciente e a política. Nota-se aí uma homologia entre ambos. O inconsciente e a política são efeitos desse vazio que inaugura a cadeia dos S1*, organizam-se em torno desse Um inapreensível, ora instituindo, ora lutando contra os Uns (S1*). Ambos nascem simultaneamente. Não por acaso Freud situa, em Totem e Tabu, a origem da lei e da cultura no mesmo evento, o assassinato do pai da horda primeva, que pode ser interpretado aqui como a instauração da ausência, da falta, do vazio. Portanto, essa homologia, explicitada pela dimensão Real do Um, também serve como fundamento para a afirmação de Lacan de que o inconsciente é a política.
*Lacan utilizou letras em lugar de palavras para falar dos quatro discursos. Estas letras têm um código a ser decifrado: S1= significante mestre; S2= o saber; $= sujeito barrado; a= pequeno a, o mais-de-gozar. Os quatro discursos circulam em vários espaços. São atos e não os espaços que especificam o discurso. Ex: o mestre não se funda apenas no discurso do mestre, mas se enlaça nos quatro discursos.
FONTES:
(1913). Totem e Tabu. In: FREUD, S. Edição standard brasileira das obras psicológicas completas de Sigmund Freud.
LACAN, J. O Seminário, livro 5: As formações do inconsciente (1957- 1958). Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1999.
LucianaFranklin
Enviado por LucianaFranklin em 07/08/2025
Copyright © 2025. Todos os direitos reservados. Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor. |