LucianaFranklin

“A palavra é metade de quem a pronuncia, metade de quem a escuta” Michel de Montaigne

Textos


Lobotomóvel

Walter Jackson Freeman II foi um médico norte-americano. Ele é lembrado principalmente por ter sido um prolixo lobotomista e um apoiante da psicocirurgia. Freeman licenciou-se na Universidade de Yale e na escola médica da Universidade da Pensilvânia. Freeman realizou cerca de 3500 lobotomias, mas popularizou de forma significativa a lobotomia como forma legítima de psicocirurgia. Procurando um método mais rápido e menos invasivo de realizar a operação, Freeman inventou um aparelho que possibilitava a lobotomia transorbital. Este aparelho no início era literalmente um picador de gelo introduzido, martelado com um martelo de borracha, por detrás do globo ocular até ao cérebro. Este aparelho possibilitou a Freeman realizar lobotomias de uma maneira muito rápida, fora de uma sala de operações e sem a assistência de um cirurgião. Com o passar dos anos, o picador de gelo deu lugar a um instrumento criado de propósito para a operação chamado leucotomo. Em 1948 Freeman desenvolveu uma nova técnica que consistia em girar o leucotomo num movimento ascendente após a inserção inicial. Este procedimento colocava o instrumento numa grande tensão e num caso resultou na ruptura do instrumento dentro do crânio do paciente. Como resultado desse acidente, Freeman desenhou um novo leucotomo, mais forte, chamado Orbitoclast. Freeman iniciou então uma campanha nacional numa carrinha chamada “Lobotomóvel” demonstrando a sua técnica a médicos que trabalhavam em hospitais psiquiátricos estaduais. Nesses anos os hospitais psiquiátricos encontravam-se sobrelotados e não possuíam tratamentos eficazes. Freeman viu a sua lobotomia transorbital como um meio para retirar um grande número de pacientes dos hospitais. A “lobotomia com picador de gelo” foi, de acordo com Ole Enersen, realizada por Freeman “com uma imprudência que roçava a loucura, viajando pelo país como um evangelista ambulante”. “Na maioria dos casos”, continuou Enersen “Este procedimento não era mais que uma grosseira e injustificada mutilação realizada por um zelota*”.

 

*A palavra "zelota" pode descrever qualquer pessoa que demonstra um fanatismo excessivo por uma ideia ou causa.

Isso pode incluir fundamentalistas religiosos, extremistas políticos ou pessoas excessivamente dedicadas a qualquer crença ou ideologia.

 

FONTE:

https://pt.wikipedia.org/wiki/Walter_Freeman

American Experience | The Lobotomist | PBS

http://student.bmj.com/issues/06/01/education/12.php S Abimbola, The white cut: Egas Moniz, lobotomy, and the Nobel prize, British Medical Journal

 

IMAGEM:

Leucotomos de Egas Muniz in: https://www.researchgate.net/figure/Figura-1-Leucotomo-de-Egas-Muniz-Barreto-1944_fig2_26368520

 

 

 

 

LucianaFranklin
Enviado por LucianaFranklin em 14/08/2025
Copyright © 2025. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.

Site do Escritor criado por Recanto das Letras