![]() Jacobo Grinberg desapareceuA teoria sinérgica* de Jacobo Grinberg propõe que existe um espaço contínuo de energia, e que o ser humano comum só consegue perceber uma parte dele. O resultado desse processo é o que todos entendem como "realidade". Essa teoria tenta responder à questão da criação da experiência. A postulação fundamental dessa teoria é que a experiência surge como resultado de três processos de interação. O primeiro é uma interação entre elementos neuronais capazes de criar um campo energético complexo, denominado campo neuronal. A segunda interação ocorre quando o campo neuronal entra em contato com a estrutura energética do espaço. A interação entre o campo neuronal e o espaço cria um padrão de interferência, denominado estrutura energética da experiência. O terceiro processo de interação ocorre entre a estrutura energética da experiência e um processador central. Essa interação é a mais misteriosa de todas e implica a existência de uma focalização energética realizada por meio de um hipotético fator de direcionalidade. De acordo com a teoria sinérgica, qualquer ser vivo com a capacidade de experimentar ou sentir pode vivenciar os três processos de interação. Os níveis de experiência de cada ser dependem da complexidade de seu campo neuronal, que, por sua vez, depende da complexidade do cérebro do qual o campo surge.
A teoria sinérgica nasceu do trabalho de Grinberg com Bárbara Guerrero, médium, curandeira e sanadora mexicana conhecida como Pachita, que realizava cirurgias psíquicas. Grinberg escreveu o livro Pachita, no qual analisa as bases científicas de suas experiências com ela. Ele também a incluiu em seu livro Chamanes de México. Intrigado com a reputação de Pachita, Grinberg acompanhou seus procedimentos por cerca de um ano. Ele concluiu que a capacidade de cura de Pachita era resultado de um campo neuronal que envolve o cérebro e uma rede espaço-temporal, a pesquisa de Grinberg sobre a transferência de potencial no cérebro foi publicada na revista científica arbitrada Physics Essays, University of Toronto em 1993.
Jacobo Grinberg, um proeminente cientista mexicano e neurocientista, desapareceu misteriosamente em 8 de dezembro de 1994, a poucos dias do seu 48º aniversário, sem deixar rasto. A sua ausência inicial não foi vista como estranha, dado o seu comportamento espontâneo e viagens frequentes, mas a falta de contato prolongada e a sua morte iminente não confirmada levaram à sua investigação oficial. A sua investigação da sua vida e trabalho resultou num documentário, O Segredo do Doutor Grinberg, dirigido por Ida Cuéllar.
*O ambiente seleciona os indivíduos mais adaptados para sobreviver e reproduzir, transmitindo suas características vantajosas aos descendentes, postula um campo de energia contínuo e universal, uma espécie de "consciência cósmica", que está além da percepção humana, O cérebro humano atua como um receptor e processador, filtrando apenas uma pequena parte desse campo de energia. O cérebro, com sua plasticidade, pode criar novas conexões e percepções.
FONTE: https://en.wikipedia.org/wiki/Jacobo_Grinberg#:~:text=Desaparecimento
LucianaFranklin
Enviado por LucianaFranklin em 26/08/2025
Copyright © 2025. Todos os direitos reservados. Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor. |